AUDITORIA DIGITAL

auditoria

Gerar, validar, assinar e transmitir arquivos não é suficiente para garantir às empresas o cenário fiscal ideal pois, cumprindo apenas estas etapas, sua empresa está apenas cumprindo a obrigação acessória.

Com a Auditoria Digital da 4SOLVE sua empresa não apenas cumprirá com a obrigação acessória, mas terá ao seu alcance a visão do Fisco em relação a todos os arquivos transmitidos e seus pontos de desconexão. Escriturar a informação no ERP e gerar a obrigação, nem sempre, é o cenário final de um arquivo fiscal digital.

Devido ao seu posicionamento específico, ou seja, atender regras fiscais determinadas nos âmbitos federal, estadual e municipal, é bastante comum o descolamento das informações fiscais de sua base (ERP ou solução fiscal) para adição de dados, manutenção e até mesmo exclusão de alguma inconformidade registrada em NFe, CTe, NFSe, entre outros.

Com a Auditoria Digital sua empresa terá acesso às regras de validação mais abrangentes que as dos PVA’s, bem como, a possibilidade de cruzamento das informações entre obrigações acessórias varidas

Alguns cruzamentos que a 4SOLVE realida na Auditoria Digital:
AUDITORIAS
• DIPJ
• ECF
• EFDCONTRIBUIÇÕES
• LIVROELETRÔNICO– DF
• NOTAFISCALELETRÔNICA
• SEF’s– PE:
   o SEF
   o SEF II- 2012
   o SEF II – eDOC
• SINTEGRA
• SINTEGRAST
• SPEDCONTÁBIL (ECD)
• SPEDFISCAL (EFDICMS/IPI)
• CONVÊNIO115/03


SOLUÇÕES
• CONTROLE DE ESTOQUE
• GRA(GESTÃODE RISCOS DAS AUDITORIAS)
CRUZAMENTOS
• ECF x DCTF
• DCTF x DIRF
• DCTF x eCAC
• DCTF x PER/DCOMP
• DIRF x eCAC
• ECF x DIRF
• EFD CONTRIBUIÇÕES x DACON
• EFD CONTRIBUIÇÕES x DCTF
• EFD CONTRIBUIÇÕES x NFE
• EFD CONTRIBUIÇÕES x SPED FISCAL
• SPED CONTÁBIL x DIPJ
• SPED FISCAL x CTE
• SPED FISCAL x DCTF
• SPED FISCAL X NFE
• SPED FISCAL x SEF II –eDOC
• SPED FISCAL x OBRIGAÇÕES ESTADUAIS
• ECD X ECF
• PIS / COFINS x XML
• SPED FISCAL X GIA S

VALIDAÇÃO DE CADASTROS DE PARTICIPANTES

cadastro

Identificar os Participantes (Clientes, Fornecedores, Transportadores, etc) habilitados à operar com a empresa é um dos requisitos básicos para a jornada do compliance.

Negócios realizados com empresas baixadas, inabilitadas ou em outros status que não dê a ela o direito de operar de forma idônea, coloca sua empresa em risco e como responsável solidária.

Vender ou comprar são processos recorrentes, em todos os negócios, porém, o acompanhamento do status fiscal e a validação dos dados dos Participantes, não segue a mesma lógica, o que remete os negócios ao risco.

Quais motivos podem acarretar a irregularidade do CNPJ? Veja abaixo algunas, porém, não restritos à estes:

• Relação Anual de Informações e Salários (RAIS);
• Escrituração Contábil Fiscal (ECF);
• Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
• Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples – Declaratório
(PGDAS-D);
• Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI)
– para MEI;
• Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) – para os
optantes pelo Simples Nacional;
• Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)


Garanta bons negócios para sua empresa. Realize a validação e o saneamento do cadastros de clientes e fornecedores, integre o resultado ao seu ERP e não corra riscos além dos necessários.

CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS

classificação

Produtos e serviços devem ser corretamente classificados e enquadrados nos códigos de identificação fiscal (NCM, Lei Complementar 116 – LC 116/03 EX-TIPI, entre outros) e seus atributos e composição descritos, de forma clara e unívoca, para a correta tributação.

Com um time de especialistas tributários, a 4SOLVE realiza o serviço de Classificação Fiscal que irá, baseado em critérios legais e regulamentares, adequar e validar o enquadramento dos produtos e serviços da sua empresa.

O serviço de Classificação Fiscal abrange as seguintes atividades: 

• Classificação Fiscal e EXTIPI, CEST, ALIQUOTAS ICMS, IPI, PIS/COFINS, conforme determina a Legislação

• Classificação e Validação do NCM de acordo com a TIPI/NESH – Tabela de Imposto Produtos Industrializados conforme as Notas Explicativas do Sistema Harmonizado

• Determinação EX-TIPI e CEST quando aplicável de acordo com materiais constitutivos, suas funcionalidades e aplicabilidade, bem como caracterização do produto;

• Determinação do Código da Lei Complementar 116/03 para os serviços;

• Determinação das alíquotas de ICMS, IPI, PIS/COFINS e ISS.

Classifique corretamente seus produtos e serviços e calcule o custo tributário das suas operações, reduzindo a exposição fiscal e obtendo ganhos financeiros.

MAPEAMENTO TRIBUTÁRIO

mapeamento

A partir do desenho do fluxo de atividades existentes na empresa, é possível entende quais os riscos e oportunidades existentes e, principalmente, como atuar para tirar proveito do cenário tributário baseado nas normas e atos regulatórios vigentes, além de proporcionar melhorias na automação do seu negócio.

Receba insights e tenha acesso à diversos cenários validados e em conformidade que são utilizados por nossos clientes, acelerando a implantação de novas rotinas e boas práticas de negócios.

Com o Mapeamento Tributário sua empresa terá visão sobre:

• Visão de todas as atividades da área fiscal, intersecções e demandas paralelas que impactam no fechamento
• Mapa de Responsabilidade por atividade, que permitirá entender sub ou super alocação dos recursos
• Levantamento de todas as obrigações fiscais acessórias e qualificação das informações de um período ou mais períodos (auditoria)
• Identificação dos pontos de riscos na operação fiscal e o desenvolvimento de um plano de ação para atuar na mitigação e correção de erros
• Visão de gap’s sistêmicos e oportunidades de automação, com direcionamento à tecnologias que atendem e aderem o ambiente de TI da empresa

Ao acessar o raio X dos processos atuais, visualizar riscos e oportunidades a partir de um plano de ação desenhado na medida da sua necessidade, o Mapeamento Tributário elevará sua empresa a outro patamar.

 

RECUPERAÇÃO DE XML’s

xmls

Manter o arquivamento e guarda dos XML’s de NF-e e CT-e é uma obrigação fiscal acessória de todas as empresas, desde a digitalização dos documentos fiscais.

Diante de rotinas nem sempre organizadas, muitas empresas percebem o não cumprimento da guarda dos XML’s somente a partir de uma diligência ou fiscalização por parte dos Fiscos.

Para prover agilidade e garantir a entrega de todo o conteúdo requisitado nas fiscalizações e auditorias, a 4SOLVE realiza o serviço de recuperação de XML’s emitidos por terceiros, para apoiar empresas que buscam atender demandas específicas e pontuais.

Com o uso de tecnologia de ponta, o serviço de recuperação de XML se propõe a garantir a integridade dos dados dos XML a serem compartilhados e, inclusive, a guarda e manutenção da captura, quando necessário.