Saneamento de Cadastros: como garantir qualidade nas operações e tomada de decisão?
Dicas
20 de setembro de 2024 - user_admin

Saneamento de Cadastros: como garantir qualidade nas operações e tomada de decisão?

Sanear cadastros é parte importantes dos negócios. Saiba como garantir qualidade e reduzir riscos nos negócios

A manutenção dos cadastros em uma empresa é um parte essencial para garantir a qualidade e garantir que o uso destas informações alcancem bons resultados. Dados são o petróleo da Era Digital, não apenas nas corporações mas em todos os aspectos da vida moderna e, a cada dia,  mais e mais decisões são tomadas baseadas em dados.

Mas sua empresa tem dado a devida atenção aos dados básicos cadastrais que permeiam todos os negócios como dados de clientes, fornecedores, produtos e serviços? E quando foi a última vez que sua empresa validou a veracidade e acuracidade destes cadastros?

Neste texto vamos apresentar os principais pontos que devem ser observados para garantir um cadastro de clientes, fornecedores, produtos e serviços com qualidade que permitirá sua empresa operar com menos risco e garantir melhores decisões baseadas em dados confiáveis e atualizados.

O que é sanear cadastros?

É o processo de revisão, correção e atualização dos dados cadastrais, eliminando duplicidades, corrigindo erros e padronizando informações a serem coletadas. Nas empresas, os principais cadastros se referem a gestão de clientes, fornecedores, produtos e serviços.

Quais as etapas do saneamento de cadastros?

1) Análise e Diagnóstico: nesta etapa é onde se identifica quais são as informações gravadas na base dos sistemas e que são, atualmente, utilizadas nos processos comerciais. É o momento em que se entende se todas as informações disponíveis atenderão as necessidades futuras no uso dos dados cadastrais.

2) Padronização: após identificada as inconformidades, define-se padrões para a entrada de dados nos sistemas de gestão, entre outros, garantindo consistência e uniformidade. Além de prover melhores dados para tomada de decisão, cria-se um ambiente adequado para atendimento das necessidades da empresa.

3) Correção de Dados: é o momento em que se atua na correção das informações erradas ou desatualizadas, eliminando duplicidades, evitando redundâncias que dificultam a manutenção das informações, adicionando novos dados, quando aplicável.

4) Manutenção Contínua: após percorrida as etapas anteriores, é importante organizar a continuidade da qualidade atribuída aos cadastros e a implementação de processos que visam garantir que os dados permaneçam corretos e atualizados ao longo do tempo. Em alguns cenários, devida a dinâmica dos negócios, essa etapa é terceirizada de modo a garantir, até mesmo, a ampliação da extensão da qualidade cadastral.

O cadastro de clientes, fornecedores, produtos e serviços nas empresas é parte crucial para garantir a eficiência operacional, pilar para garantir dados confiáveis para tomada de decisão e conformidade com regulamentações. Atualmente, todas as empresas estão expostas, fiscalmente, a partir do envio de dados de clientes, fornecedores, produtos e serviços, nos mais variados leiautes de obrigações acessórias: REINF, DUIMP, NF-e, CT-e, NFS-e, SPED Fiscal, SPED Contribuições, entre outros, estão entregando dados críticos e que, em muitos casos, sem a qualidade mínima das informações cadastrais.

Aqui na 4SOLVE nós levamos o compliance à sério e, por este motivo, desenvolvemos soluções e prestamos serviços que elevam o nível de qualidade cadastral das empresas à um outro patamar. Se você quer saber como, fale conosco pelo Wathsapp.

#duimp #reinf #ncm #catalogodeprodutos #siscomex #sped #nfe #nfse #saneamentocadastros

Voltar

Outros posts

Contato

Onde estamos

  • SUL

    UNIDADE RIO GRANDE DO SUL

    Rua Mostardeiro, 777, 14º Andar
- Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS CEP 90430-001
    Como chegar
  • NORDESTE

    UNIDADE PERNAMBUCO

    Av. Bernardo Vieira de Melo, 4884 – Bairro Candeias – Jaboatão dos Guararapes/PE – CEP: 54.440-620
    Como chegar
  • UNIDADE CEARÁ

    Av. Santos Dumont, 2828 Sala 1405 – 14º Andar – Bairro Aldeota – Fortaleza/CE – CEP: 60.150-162
    Como chegar