Reduza custos automatizando a burocracia fiscal

Há muito se fala sobre os desafios do empreendedorismo no Brasil, o quão custoso e arriscado ele é, em virtude da complexidade regulatória e de fiscalização dos negócios no país.

Tal cenário já é bastante conhecido, inclusive, pelas pessoas físicas que recebem o custo deste processo caótico em forma de impostos no consumo, ampliando o termo custo para além dos negócios.

Apesar de tanta complexidade e trabalho (segundo o Banco Mundial, se utilizam 1.958 horas/ano para apurar impostos no Brasil), há também, oportunidades de melhoria na gestão do custo fiscal, incorporando neste processo o tão difundido compliance.

E quais são os benefícios práticos do uso da Automação Fiscal com o uso de um Motor de Cálculo? Abaixo listamos 5 motivos para adotar um Motor de Cálculo em sua empresa:

  • Otimização do tempo e segurança

Com o uso de um Motor de Cálculo, integrado ao ERP, a atualização dos parâmetros fiscais utilizados nas operações são realizados de forma automática, permitindo o imediato uso nas transações da empresa, reduzindo o risco de exposição fiscal por operar em desacordo com a lei. Todos os processos são registrados em log, permitindo a integral identificação do ponto de mudança

  • Redução da margem de erro

Com o uso do Motor de Cálculo de regras baseadas na legislação vigente, todo o processo de registro no ERP passa a ser efetuado sem a necessidade de intervenção humana, a partir de regras lineares de criação dos dados imputados nos sistemas, reduzindo o risco de erros e entrada de dados não uniformes, permitindo que as pessoas se dediquem à estratégia do negócio.

  • Simplificação dos processos

A automação fiscal auxilia na simplificação de processos burocráticos, realizando atividades de forma rápida, permitindo a integração de setores e dados, organizando-os para compartilhamento com partes interessadas, sem requerer esforçoes específicos para tal.

  • Gestão integrada

Organizações com multiplataformas de negócios têm no processo fiscal uma complexidade natural. Com o uso da automação fiscal é possível gerenciar, em uma só aplicação, todas as regras de negócios relacionadas aos sistemas de vendas, financeiro, fiscal e contábil e estoque de forma integrada.

  • Redução de custos

Com  a automação fiscal integrada ao ERP, toda a manutenção manual deixa de fazer parte da rotina da empresa, evitando assim, o risco de erros e consequente redução de custos por exposição fiscal pois o Motor de Cálculo será a única origem dos parâmetros fiscais.

Ficou interessado em saber mais sobre Automação Fiscal e uso de Motor de Cálculo integrado ao seu ERP? Fale com nosso time de especialistas e saiba como aumentar o nível de compliance da sua empresa e reduzir os custos de conformidade com soluções 4SOLVE.