Novidade para os contribuintes de Santa Catarina emitentes de NF-e e NFC-e.

Prazo de obrigatoriedade

A SEFAZ/SC publicou o ATO DIAT Nº 059/2023, o qual estabelece a obrigatoriedade do preenchimento das informações de dois campos relacionados à desoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para contribuintes do Estado de Santa Catarina.

Quais são as mudanças?

Preenchimento do Campo ‘vICMSDeson’.

Esta tag conterá o valor do ICMS desonerado ou reduzido de uma operação fiscal, isto é, um valor inferior é utilizado no cálculo ao invés da alíquota e a base de cálculo padrão.

O valor deverá ser informado, obrigatoriamente, nos modelos de documentos eletrônicos 55 (NF-e) e 65 (NFC-e) para refletir a economia tributária gerada pela desoneração ou redução do imposto.

Preenchimento do Campo ‘motDesICMS’.

No ATO DIAT Nº 059/2023 também está descrito a exigência do motivo da desoneração do ICMS.

As numerações dos códigos e as descrições vão de acordo a legislação e representam situações específicas em que a desoneração do ICMS é aplicável.

Esse preenchimento leva em consideração os seguintes grupos de ICMS:

I – N04 (Grupo Tributação do ICMS = 20)
II – N05 (Grupo Tributação do ICMS = 30)
III – N06 (Grupo Tributação do ICMS = 40, 41, 50)
IV – N09 (Grupo Tributação do ICMS = 70)
V – N10 (Grupo Tributação do ICMS = 90).

Para fins de aplicação do disposto neste Ato, o contribuinte deverá observar as regras e o leiaute estabelecidos no Manual de Orientação do Contribuinte, e a metodologia de cálculo do montante do ICMS desonerado, apresentada no Guia Prático de Escrituração de Incentivos e Benefícios Fiscais, aprovado pelo Ato DIAT nº 25, de 2023.

A obrigatoriedade do preenchimento dos campos vICMSDeson e motDesICMS nas NF-e e NFC-e emitidas por contribuintes estabelecidos em Santa Catarina tem vigência a partir de 01/11/2023.

Sua empresa ainda tem dificuldades com a emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos como a NF-e, NFC-e, CT-e, NFS-e, MDF-e, entre outros? Fale com nosso time de especialistas  e saiba como o 4INVOICE resolve.

Fale conosco no  contato@4solve.com.br ou no Wathsapp (81) 99236-3224 e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *