NF3-e passa ser obrigatória para companhias de energia elétrica em todo Brasil

A partir de 2022, está sendo gradualmente implantada no Brasil a obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3-e), substituindo o modelo anterior representado pelas contas de energia elétrica comuns. A NF3-e é um novo modelo de documento fiscal eletrônico que padroniza o layout e as informações das notas fiscais emitidas pelas empresas distribuidoras e permissionárias de energia elétrica.

A implantação ocorre em etapas nos estados e afeta milhões de documentos mensalmente para as concessionárias de médio e grande porte. A NF3-e passa por validação e autorização eletrônica em tempo real pelas Secretarias da Fazenda de cada estado, visando evitar fraudes e melhorar o controle fiscal.

As empresas precisarão organizar as informações necessárias para o faturamento e padronizar o layout da fatura eletrônica para que o governo possa validar as transações. Soluções tecnológicas de inteligência fiscal e compliance são recomendadas para auxiliar nesse processo e garantir conformidade, eficiência e redução de riscos para as empresas do setor elétrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *